terça-feira, 8 de setembro de 2009

FUNDAMENTADOS NA ROCHA DA PALAVRA DE DEUS



Setembro é o mês da Palavra de Deus. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é o dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 d. C.). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim.
Para este ano o tema do mês da Bíblia é: “A alegria de servir no amor e na gratuidade”, e o lema: “tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2, 5).
Para que a Igreja seja missionária é condição indispensável um profundo conhecimento da Palavra de Deus. Precisamos formar nossas comunidades para a leitura e meditação da Palavra de Deus: que ela se transforme no seu alimento para que, pela sua própria experiência, vejam que as palavras de Jesus são espírito e vida (cf. Jo 6, 63). Caso contrário, como poderão anunciar uma mensagem, cujo conteúdo não conhecem profundamente? Temos que fundamentar o nosso compromisso missionário e toda a nossa vida na Rocha da Palavra de Deus.
Uma Igreja que coloca no centro de sua vida e do seu dinamismo missionário a Palavra de Deus produzirá, certamente, bons e abundantes frutos de evangelização. A Palavra de Deus será a rocha que nos há de sustentar no compromisso missionário. Será, para todos, fonte inesgotável de conversão.
Vamos saborear a Palavra de Deus, pela Leitura Orante da Carta de São Paulo aos Filipenses e nela descubramos a alegria de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo no amor e na gratuidade.

Dom João Alves dos Santos, OFMCap.
Bispo Diocesano de Paranaguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário