terça-feira, 21 de julho de 2009

DIOCESE DE PARANAGUÁ COMEMORA 47 ANOS


No dia 21 de julho a a Igreja Particular Diocesana de Paranaguá festeja seus 47 anos de existência. Na Catedral Nossa Senhora do Rosário, primeira no solo paranaense e primeira dedicada a Nossa Senhora do Rosário no Brasil, mais uma vez acolhe com muito amor e carinho todos os fiéis para celebrar esta ocasião tão especial da Diocese, já em preparação para o jubileu que acontecerá em 2012.
No sentido atual, diocese é uma organização com base territorial que abrange determinada população sujeita à autoridade e administração do bispo de uma igreja.
A Diocese de Paranaguá é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Curitiba e ao Conselho Episcopal Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Curitiba. A sé episcopal está na catedral de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná.
Ela foi erigida a 21 de julho de 1962, por meio da bula Ecclesia Sancta, do Beato João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Curitiba.
A diocese conta com uma população aproximada de 391.000 habitantes, com 68,3% de católicos. O território da Diocese é de 12.992 km2, organizado em 19 Paróquias. Abrange os seguintes municípios: Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Tunas do Paraná.
Desde sua criação a Diocese de Paranaguá teve três Bispos Diocesanos.
O primeiro foi Dom Bernardo José Nolker, nomeado Bispo Diocesano no dia 6 de junho de 1963, pelo Papa João XXIII.
O segundo foi Dom Alfredo Ernest Novak, nomeado Bispo Diocesano no ano de 1989, pelo papa João paulo II. Atualmente Bispo Emérito.
O terceiro e atual Bispo é Dom João Alves dos Santos, nomeado Bispo Diocesano no dia 2 de agosto de 2006, pelo Papa Bento XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário