terça-feira, 20 de outubro de 2009

A IGREJA E A MISSÃO



A Igreja é, por natureza, missionária, pois tem a sua origem na Missão do Filho e do Espírito, segundo o desígnio do Pai (AG 2). O Concílio situa a missão na sua verdadeira fonte: ela nasce em Deus, é dom de Deus e nos impulsiona ao anúncio e à construção do seu Reino. A nossa colaboração missionária consiste em deixar nos envolver por este dom.
O mês de outubro que está ai quer despertar na Igreja a consciência de que é urgente e necessário partimos em missão. Partir em missão é tornar Jesus Cristo conhecido e amado pelo anuncio da Boa-Nova. É evangelizar. Não podemos esquecer que o impulso missionário sempre foi sinal da vitalidade de nossa Igreja (RM 2). As nossas comunidades existem hoje, graças a alguns homens e mulheres que, obedientes ao mandato de Jesus Cristo e no vigor do Espírito Santo vieram de outras terras como testemunhas do amor de Deus, anunciar o Evangelho em nosso meio.
Sejamos também nós missionários e missionárias. Somos nós hoje os “enviados para anunciar a Boa-Nova” (Lc 4, 18). Onde acontece a missão? Em nossas casas e famílias; em nossa rua e quarteirão; em nosso bairro e cidade; em nossa paróquia e Diocese; em nosso país e continente e no mundo inteiro. Como fazer a missão: partindo em missão anunciando, ouvindo, acolhendo, rezando, ofertando e celebrando a presença do Deus da vida no meio do seu povo. O importante é que de uma forma ou de outra todos se tornem discípulos missionários agentes da missão.

Dom João Alves dos Santos, OFMCap.
Bispo Diocesano de Paranaguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário